segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Uma grande festa desportiva mexicana

A Formula 1 é uma actividade desportiva ligada à indústria automóvel, que beneficia de avultados investimentos financeiros e publicitários, de uma grande cobertura mediática e de uma enorme popularidade. É um mundo sui generis, que anima as escuderias e as marcas, que desperta o fascínio e a adrenalina dos muitos entusiastas que acompanham os Gran Prix e o chamado circo da Fórmula 1, nas suas deambulações pelas duas dezenas de locais onde se realizam as provas do Campeonato Mundial organizado pela FIA.
A Formula 1 nasceu em 1950 e criou grandes ídolos e muitas narrativas lendárias em torno de figuras como Juan Manuel Fangio, Stirling Moss, Jim Clark, Jackie Stewart, Niki Lauda, Alain Prost, Ayrton Senna ou Michael Schumacher, mas actualmente também tem campeões tão famosos como Lewis Hamilton, talvez a maior figura de sempre da Formula 1, que já foi campeão do mundo sete vezes e tem cem vitórias em Gran Prix e 177 pódios. Porém, no corrente ano, quando faltam quatro provas para terminar o campeonato, o favoritismo do campeonato vai para o holandês Max Verstappen da equipa Red Bull Racing Honda, que ontem mesmo triunfou no Grande Prémio do México.
Nessa prova, o mexicano Sérgio Perez que corre pela mesma equipa, obteve o terceiro lugar e, porque “corria em casa” foi o delírio. Apesar de já ter vencido dois Gran Prix – no Barém (Bahrain) em 2020 e no Azerbaijão em 2021, estando actualmente no 4º lugar da classificação do campeonato – a imprensa mexicana aplaudiu unanimemente o terceiro lugar de Perez, como se o homem tivesse vencido a corrida ou até tivesse chegado à Lua. Toda a imprensa mexicana, inclusive a imprensa generalista em que se inclui o centenário diário Excelsior que se publica na Cidade do México, destacou o resultado de Perez, em alguns casos com fotografias ocupando todo o espaço da primeira página. Parece um exagero mas, provavelmente, se um terceiro lugar daqueles acontecesse em Portugal com um piloto português, a festa não seria diferente.