quinta-feira, 25 de maio de 2023

O vulcão “El Popo” está activo no México

O vulcão Popocatépeti, que é conhecido vulgarmente como “El Popo”, entrou em erupção. Localizado no centro do México e a cerca de setenta quilómetros para sueste da cidade do México, a sua actividade tem proporcionado impressionantes imagens que levaram o importante diário americano The Wall Street Journal a publicar uma fotografia a quatro colunas na primeira página da sua última edição.
No passado fim-de-semana a actividade do “El Popo” acentuou-se com exalações e explosões moderadas, assim como a emissão de cinzas e fragmentos incandescentes nas proximidades da cratera, pelo que alguns milhões de pessoas foram avisadas pelas autoridades para a hipótese de terem que abandonar as suas casas, enquanto os dois aeroportos internacionais da capital estiveram encerrados durante várias horas, devido à intensidade dos fumos e cinzas que cobriram toda a região. Cerca de 25 milhões de pessoas vivem a menos de cem quilómetros da cratera do vulcão e esse número mostra bem a ameaça que constitui para a população.
O México é um país com grande actividade vulcânica com cerca de quatro dezenas de vulcões, alguns dos quais activos, mas o mais famoso é exactamente o Popocatépeti, que é o segundo mais alto do país. A montanha do “El Popo” tem 5.426 metros de altitude e, em condições normais de visibilidade, pode ser vista da capital.
Depois de algumas décadas de dormência, o Popocatépeti tornou-se activo em 1994 e, desde então, tem registado intensa actividade, sobretudo entre 2000 e 2003 e entre 2012 e 2016. As autoridades locais afirmam estar atentas na monitorização do fenómeno.