sábado, 18 de fevereiro de 2023

Airbus constrói, lucra e vai na frente

O Grupo Airbus, nome por que é conhecida a Airbus Commercial Aircraft, anunciou esta semana um lucro recorde de 4,2 mil milhões de euros no ano de 2022. É o maior lucro de sempre na sua história e reflecte o dinamismo da procura do transporte aéreo mundial, mas também a boa resposta tecnológica, industrial e comercial da empresa aeronáutica que tem sede em Toulouse e que, no último ano, entregou 661 aviões saídos das suas nove linhas de montagem final, localizadas em Toulouse (França), Hamburgo (Alemanha), Sevilha (Espanha), Tianjin (China), Mobile (Estados Unidos) e Mirabel (Canadá).
A Airbus e a região de Toulouse, vivem um momento de grande euforia e o jornal La Dépêche du Midi que se publica naquela cidade, escreve na sua edição de hoje “quelle semaine folle pour Airbus! Rarement, l’avionneur toulousain n’aura vécu une telle succession de (bonnes) nouvelles”. De facto, na passada semana, foram anunciados os resultados de 2022, mas também foram recebidas novas encomendas, pelo que o respectivo caderno do grupo inclui actualmente 7.239 pedidos de novos aviões, o que representa cerca de dez anos de produção industrial e de emprego! Nunca a Airbus e as empresas que lhe estão associadas, mas também muitos dos seus fornecedores em mais de trinta países, tiveram tão boas perspectivas comerciais. Se à produção de aviões comerciais se juntarem os negócios dos ramos espacial, da defesa e dos helicópteros, o caderno de encomendas do grupo atinge actualmente cerca de 450 mil milhões de euros!
Depois de ter havido muitos construtores aeronáuticos, o mercado evoluiu e tornou-se um duopólio dos gigantes Boeing e Airbus, tendo “obrigado” alguns construtores como a Lockheed e a McDonnell Douglas, entre outros, a retirarem-se do mercado ou a mudarem de ramo de actividade. O sucesso comercial da Airbus é notável e o La Dépêche du Midi diz na sua edição de hoje que a “Airbus reste le maître du ciel”.