terça-feira, 24 de maio de 2022

Macau reabriu as portas aos portugueses

A epidemia de covid-19 afectou meio mundo e impôs restrições mais ou menos severas à vida das comunidades, perturbando a sua vida económica e cultural a uma escala quase global. No caso da Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China essas restrições foram muito rigorosas e, desde Março de 2020, que as autoridades macaenses proibiam a entrada de não residentes, como medida de controlo e prevenção da covid-19.
Calcula-se que Macau tenha cerca de 650 mil habitantes dos quais haverá cerca de nove mil residentes com nacionalidade portuguesa, uma parte dos quais nasceu em Macau, uma outra parte permaneceu no território depois da transferência da soberania em 1999 e, outra parte, instalou-se mais recentemente. Para os portugueses não residentes, ou que não possuem o Bilhete de Identidade de Residente (BIR), a medida de proibição de entrada no território era uma enorme contrariedade, pois representava a separação de famílias e o abandono de muitos projectos.
Porém, as autoridades decidiram agora abrir as portas aos portugueses não residentes, que passam a poder entrar no território sem autorização prévia dos Serviços de Saúde macaenses, desde que nos 21 dias anteriores não tenham estado fora da China, de Hong Kong ou de Portugal. Esta medida é dirigida especificamente aos portugueses não residentes e significa a possibilidade de reunião familiar de muitas famílias, a retoma de projectos profissionais e académicos interrompidos desde há dois anos e até o renascimento do turismo português para Macau. Por isso, o jornal Hoje Macau saudou esta medida com uma expressiva saudação: bem-vindos a Macau!