sexta-feira, 14 de setembro de 2018

A canção portuguesa é cantada em Goa

Todos os anos desde 1999, acontece em Goa um concurso-festival da canção portuguesa que adoptou o nome de Vem Cantar e que parece ter cada vez mais adeptos e entusiastas de todas as idades, pois atrai dezenas de participantes, individualmente ou em grupo.
Esses participantes pesquisam por diversas formas as canções portuguesas que mais lhes agradam e fazem as suas escolhas. Depois preparam-se: aprendem as letras, afinam as vozes, fazem-se acompanhar por músicos, ensaiam as suas apresentações e vestem-se a rigor para a grande prova em que, muitas vezes, se comportam como experientes profissionais. As suas apresentações são voluntariamente feitas em português, aprendido em casa ou em algumas escolas, começando invariavelmente pela habitual invocação nestas circunstâncias, isto é, Minhas Senhoras e Meus Senhores...
No princípio o concurso-festival Vem Cantar tinha aspectos de um certo saudosismo lusitano, mas conquistou o seu espaço e é hoje uma iniciativa cultural muito prestigiada e reconhecida na sociedade goesa, sobretudo nos estratos populacionais católicos, mais abertos à cultura ocidental e à herança cultural portuguesa.
Embora o concurso não sirva para promover a aprendizagem ou o uso da lingua portuguesa, serve muito bem para a manter viva e na memória de muitos goeses.
Além disso, é sugestivo e muito interessante ver algumas das apresentações do Vem Cantar que são depois colocadas no you tube...