quinta-feira, 18 de maio de 2023

As alterações climáticas afectam a Itália

A região da Emilia-Romana, situada a norte de Itália, cuja capital é Bolonha e que é conhecida pelas suas belas cidades medievais, foi ontem afectada por grandes chuvadas e muitas inundações, que alagaram as cidades e provocaram dezenas de desaparecidos e milhares de desalojados. Segundo refere a imprensa italiana foram as piores cheias registadas no país nos últimos cem anos e, até ao momento, estão registadas 14 mortes.
Em 36 horas registou-se a mesma precipitação dos seis meses anteriores, os rios transbordaram e houve inundações sérias em mais de duas dezenas de municípios, havendo até um caso em que foi declarado o estado de emergência. As imagens transmitidas pelas televisões são impressionantes e mostram as ruas inundadas, bem como o trabalho dos bombeiros e dos voluntários envolvidos em centenas de operações de resgate por toda a região. Alguns milhares de pessoas que procuraram refúgio em telhados e terraços, foram retiradas com recurso a helicópteros ou botes de borracha.
O Grande Prémio de Itália de Formula 1 que estava previsto para realizar-se no próximo fim-de-semana foi cancelado e, segundo as autoridades, mais de cinquenta mil pessoas ficaram sem energia eléctrica.
Este é mais um fenómeno extremo que, com toda a probabilidade, está associado às alterações climáticas que se estão a verificar no nosso planeta e para as quais ainda há muita ignorância e egoísmo por parte das autoridades nacionais. A imagem publicada na primeira página da edição de hoje do jornal La Repubblica vale mais do que mil palavras...