segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Governação electrónica

A Comissão Europeia acaba de divulgar o seu estudo anual sobre governação electrónica – o 9th Benchmark Measurement 2010 – que, pelo segundo ano consecutivo, coloca Portugal em primeiro lugar no ranking europeu do egovernment.
O estudo destaca as boas práticas portuguesas, como tem sido a implementação do Cartão de Cidadão, a ferramenta Empresa Online, o serviço de declarações electrónicas de impostos e a página virtual da Segurança Social.
Segundo esse estudo, os serviços públicos que Portugal disponibiliza na Internet estão entre os mais fáceis de usar na União Europeia: Portugal regista um índice de 91% na facilidade de uso, acima dos 79% da média europeia, sendo apontado como o país mais avançado em sofisticação e disponibilidade de serviços públicos online.
O 9th Benchmark Measurement 2010 tem 272 páginas e pode ser consultado na Internet em: Digitizing Public Services in Europe: Putting ambition into action - 9th Benchmark Measurement.
Em tempos de desânimo, aqui está uma notícia para nos reforçar a nossa auto-estima.

Manuel Amado

A Sociedade Nacional de Belas Artes está a apresentar uma exposição de pintura de Manuel Amado, intitulada Encenações, que inclui cerca de quatro dezenas de obras a óleo e que estará patente ao público até 15 de Março de 2011.
Manuel Amado nasceu em 1938 em Lisboa, formou-se em Arquitectura, iniciou a sua actividade como pintor em 1975 e tem participado em exposições colectivas e individuais em Portugal e em diversas cidades europeias.
Nesta exposição, o artista convoca as suas anteriores séries sobre cidades, jardins, praias e interiores, nas quais integrou as figuras recortadas da série relativa ao teatro. O resultado é interessante e justifica uma visita.