segunda-feira, 19 de setembro de 2022

O tenor Plácido Domingo encantou Sevilha

Plácido Domingo tem 81 anos de idade e foi a principal atracção da gala lírica que inaugurou a primeira edição das Noches de la Maestranza, o novo festival que se realizou na famosa Plaza de Toros de La Real Maestranza de Caballeria de Sevilla.
O tenor é uma figura mundial, quer como cantor quer como director de orquestra, tendo sido galardoado com muitos títulos honoríficos e prémios muito diversos, mas também é reconhecido pelos seus compromissos humanitários e de solidariedade social. Tem sido um divulgador da ópera, sobretudo através das suas parcerias com José Carreras e Luciano Pavarotti, os três tenores que “conquistaram o mundo”. Em 2021 foi nomeado Embaixador da Cultura Espanhola no Mundo.
Em Sevilha, Plácido Domingo foi um dos nove cantores que intervieram na gala lírica e, com a Real Orquestra Sinfónica de Sevilha, apresentou-se em dois blocos diferenciados: o primeiro dedicado à ópera e que centrou em Giuseppe Verdi, enquanto no segundo escolheu um repertório espanhol com zarzuelas, passodobles e canções populares. O público deslumbrou-se com a actuação e aplaudiu-o longamente e de pé, reconhecendo o talento artístico daquele octogenário.
Porém, o que é curioso foi o facto da edição sevilhana do jornal ABC, mas também o Diário de Sevilla, terem dedicado as suas primeiras páginas a “una noche estelar para Sevilla”. De facto, com um noticiário tão diversificado e tão vasto, com novidades internas e internacionais, é bem curioso como os dois maiores jornais sevilhanos centraram as suas edições na arte e na cultura. Excepcional. Único.
O Futebol e a Política desta vez perderam.