segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Um cavalo de muito sucesso na Venezuela

Na nossa habitual consulta da imprensa internacional fomos surpreendidos com a capa da edição de hoje do jornal venezuelano Meridiano e com o seu título: Lusitano manda
Efectuada a leitura da notícia verificamos tratar-se de um cavalo de nome Lusitano, que ontem ganhou a 75ª edição do Clássico Internacional Simón Bolivar que se realizou no hipódromo La Rinconada, em Caracas. O cavalo montado por Jean Carlos Rodríguez não pertencia ao grupo dos favoritos, mas surpreendeu todos os seus adversários e, segundo o referido jornal, "Jean Carlos Rodríguez condujo de manera magistral al ejemplar Lusitano, que ensayó una poderosa atropellada en la recta final del óvalo capitalino para adjudicarse el magno evento de calendario hípico”.
Este tipo de provas desperta grande entusiasmo na Venezuela e esta edição do Clássico Simón Bolivar, a mais importante competição hipíca do país, teve catorze concorrentes, repartiu mais de 78 mil dólares em prémios e registou a presença de Nicolás Maduro, o presidente da República da Venezuela.
Apenas o título do jornal e o nome do cavalo vencedor justificam que esta notícia seja aqui destacada, como simples curiosidade. Porém, regista-se que um outro cavalo puro-sangue inglês, igualmente famoso, se chamou Filho da Puta (1812-1835) e venceu nove das doze grandes corridas em que participou na Inglaterra. Foi pintado em 1815 por John Frederick Herring num quadro a óleo sobre tela e está exposto no Doncaster Museum, South Yorkshire, havendo inúmeras reproduções que decoram muitos bares ingleses.
Portanto há pelo menos dois cavalos de sucesso com nome português: o Filho da Puta na Inglaterra e o Lusitano na Venezuela.