quinta-feira, 29 de abril de 2021

O regresso breve do comércio luso-galego

O diário Atlántico que se publica na cidade galega de Vigo, insere na sua edição de hoje com destaque de primeira página, uma fotografia da Ponte Internacional da Amizade na qual é mostrada um enorme faixa com o apelo “EU Help. Open the border”. Este apelo em inglês é dirigido directamente às autoridades comunitárias, provavelmente porque o comércio dos dois lados da fronteira já esgotou todos os seus argumentos junto das autoridades portuguesas e espanholas, para que fosse reaberta a fronteira entre o Minho e a Galiza.
A Ponte Internacional da Amizade atravessa o rio Minho, tem 443 metros de comprimento e, desde 2004, liga os concelhos de Vila Nova de Cerveira e Tomiño. A ponte potenciou a cooperação entre os dois lados da fronteira e permitiu que surgissem novos negócios entre minhotos e galegos. Os espanhóis habituaram-se a vir aos restaurantes minhotos, enquanto os portugueses vão fazer compras nas lojas e nos supermercados galegos, para além de se abastecerem de combustíveis no lado de lá da fronteira.
Com a pandemia e com a fronteira encerrada, uma boa parte deste dinâmico intercâmbio foi suspenso e estima-se que os negócios transfronteiriços tenham caído cerca de 70%. “Sem os espanhóis não há negócio”, dizem os comerciantes portugueses de Vila Nova de Cerveira, mas também de Valença, de Monção e de Melgaço. Agora que a situação epidemiológica parece estar controlada dos dois lados da fronteira, todos anseiam pelo regresso à normalidade e esperam que os meses de Verão os ajudem.

Goa e a Índia sob a tempestade pandémica

A Índia anunciou hoje que, nas últimas 24 horas, se verificaram 379.257 novos casos de covid-19 e 3.645 óbitos, números que representam o maior aumento que aconteceu em todo o mundo num só dia. As notícias que nos chegam daquele país são assustadoras, pois mostram o desespero das populações e a enorme dificuldade para travar a pandemia, revelando que há falta de camas e de oxigénio nos hospitais. Com quase 1.400 milhões de habitantes, a Índia já registou mais de 18 milhões de pessoas infectadas das quais há actualmente cerca de 3 milhões de casos activos, tendo registado até agora 204.812 óbitos.
O pequeno estado de Goa (1,4 milhões de habitantes e capital em Pangim) faz fronteira com dois dos estados indianos onde a situação é mais grave, que são Maharashtra (114 milhões de habitantes e capital em Mumbai) e Karnataka (64 milhões de habitantes e capital em Bangalore), mas não tem nenhuma cerca sanitária que o proteja, pelo que está exposta ao fluxo turístico indiano que se dirige para Goa, seduzido pela especificidade cultural de uma região que é considerada “a Europa da Índia”. Daí resulta que, a situação em Goa também seja muito preocupante e que, nas últimas 24 horas, tenham sido anunciados 3.101 novos casos de covid-19 e 24 óbitos. 
Segundo revela a edição de hoje do centenário jornal Herald, as autoridades determinaram o confinamento quase geral a partir de hoje, mas apenas por cinco dias. Se pensarmos no que se passou em Portugal em Janeiro, facilmente concluímos que este lockdown, que começa hoje às nove horas da noite, é capaz de ser curto.