segunda-feira, 18 de setembro de 2023

La Vuelta 23 terminou. Viva La Vuelta 24!

A Volta à Espanha em bicicleta, ou simplesmente La Vuelta, que é uma das três grandes provas por etapas do calendário ciclista internacional, terminou ontem em Madrid com a vitória do ciclista americano Sepp Kuss, ficando nos lugares imediatos o dinamarquês Jonas Vingegaard e o esloveno Primoz Roglic. Pela primeira vez na centenária história do ciclismo, as três grandes voltas – Giro d’Italia, Tour de France e La Vuelta – foram ganhas por três ciclistas da mesma equipa, neste caso a holandesa Jumbo-Visma, pois Roglic ganhou em Itália, Vingegaard ganhou em França e Kuss ganhou em Espanha. O jornal desportivo as destacou esse feito desportivo com o título “Jumbo al cielo”, a mostrar que o domínio daquela equipa em La Vuelta 23 foi absolutamente avassalador, com aqueles três ciclistas nos três primeiros lugares.
Os portugueses cumpriram os mínimos, pois João Almeida ficou em 9º da classificação geral, Rui Costa ganhou a 15ª etapa disputada entre Pamplona e Lekunberri e outros três ciclistas portugueses concluíram a corrida.
As transmissões televisivas da Eurosport foram espectaculares, tanto no plano desportivo, como no plano turístico-cultural. As imagens captadas de helicóptero ou por drones, permitem que o espectador acompanhe a corrida como se fosse uma “visita guiada” ao país que um professor dizia ser “o maior museu ao ar livre da Europa”, mostrando o património e a paisagem, os castelos e os palácios, as igrejas e os conventos, os rios e as pontes, as montanhas e os vales, os bosques e as searas.
Consta que La Vuelta 24 partirá de Lisboa e terá duas etapas em Portugal. Se assim for, vai ser uma grande festa popular.