segunda-feira, 8 de março de 2021

As três medalhas de ouro para Portugal

Realizaram-se na cidade polaca de Torun durante quatro dias, os Campeonatos Europeus de Atletisno em pista coberta e a participação portuguesa destacou-se ao obter três medalhas de ouro, o que nunca acontecera, mesmo nos tempos de Carlos Lopes, de Rosa Mota e de outros grandes atletas que conhecemos. 
Com surpresa, as medalhas não foram conquistadas nas corridas de fundo como era habitual, mas em disciplinas ditas técnicas, como o lançamento do peso e o triplo salto. A consulta do medalheiro do European Athletics Campionship (indoor) mostra uma situação inédita, com Portugal no segundo lugar, apenas atrás da Holanda, mas bem à frente de todos os outros países participantes. Na sexta-feira tinha sido Auriol Dongmo a vencer a prova do lançamento do peso feminino e, ontem, foram Pedro Pichardo e Patrícia Mamona que venceram a prova do triplo salto. A bandeira portuguesa foi hasteada três vezes no Arena Torun e todos pudemos ver como cada um dos novos campeões europeus, mesmo com máscara, cantou A Portuguesa, o que não costuma acontecer com os futebolistas.
Os jornais desportivos portugueses renderam-se a estes resultados e, por uma vez, esqueceram o futebol e dedicaram a sua primeira página aos novos campeões europeus.
De facto, a indústria do futebol arrasa todo o espaço mediático desportivo, mas desta vez o jornal A Bola e os outros jornais desportivos portugueses, não conseguiram ignorar estes resultados.
Aqui fica o meu aplauso pelas performances desportivas destes três atletas, esperando-se que se mantenham em forma para os Jogos Olímpicos de Tóquio.