terça-feira, 8 de novembro de 2022

O Brasil já prepara o Mundial do Qatar

O 22º Campeonato Mundial de Futebol da FIFA vai ter início no Qatar no próximo dia 20 de Novembro e terá a participação de 32 equipas, entre as quais a equipa portuguesa.
Nesta altura, em que estamos a menos de duas semanas do início da prova, cada uma das federações nacionais participantes começou a fazer a escolha dos jogadores que integrarão as suas equipas.
Em nenhum país a escolha dos jogadores teve tanto destaque na comunicação social como no Brasil. De facto, enquanto essa escolha não mereceu notícia ou não teve mais do que uma nota de rodapé na imprensa na generalidade dos países participantes, na imprensa brasileira a notícia teve larga cobertura nas primeiras páginas de todos os jornais, com as fotografias dos eleitos de quem os brasileiros esperam a conquista do hexa, uma vez que, até agora, já conquistaram cinco dos vinte e um campeonatos anteriores. 
A edição de hoje do jornal O Estado de S. Paulo destaca a fotografia do seleccionador brasileiro e apresenta um gráfico de barras que indica o número de jogadores escolhidos por campeonato nacional em que jogam, verificando-se que os 26 jogadores escolhidos actuam na Inglaterra (12), na Espanha (5), na Itália e no Brasil (3), em França (2) e no México (1), mas com a particularidade de sete deles já terem jogado em equipas portuguesas.
Depois das eleições de 30 de Outubro, em que o eleitorado brasileiro se dividiu entre Lula e Bolsonaro e em que se disse que o Brasil estava partido ao meio, alguns comentadores avançaram que o Mundial do Qatar poderia unir os brasileiros em torno de um interesse comum que é a sua paixão pelo futebol e o seu entusiasmo pela conquista do hexa.
A imprensa brasileira já está a dar uma boa ajuda para essa unidade nacional.