domingo, 11 de junho de 2023

Uma bela notícia que chega da Colômbia

Numa altura em que se acentua um grande desinteresse pelos espaços e pelos conteúdos mediáticos que, tanto no plano interno como no plano internacional, são muitas vezes dominados por fake news e manipulados por opiniões e comentários apresentados como factos reais, por vezes até aparecem notícias, isto é, relatos de acontecimentos verdadeiros. 
Foi o caso da notícia que teve um enorme impacto mundial, informando que haviam sido encontrados com vida, as quatro crianças que viajavam num avião Cessna 206 da companhia colombiana Avianline Charter’s que no dia 1 de Maio desaparecera na selva amazónica colombiana, nas áreas de Guaviare e Caquetá. 
O jornal El Universal, que se publica na cidade de Cartagena das Índias, informava ontem que no pequeno avião seguiam o piloto, dois adultos e quatro irmãos indígenas de apelido Mukutuy - Lesly de 13 anos, Soleiny de 9, Tien de 4 e Cristin de 11 meses. Mal foi conhecido o desaparecimento do avião iniciou-se uma operação em larga escala, com a participação de cerca de 150 militares e mais de cem indígenas conhecedores da região. No dia 15 de Maio foram encontrados os destroços do avião com os corpos dos três adultos no interior, mas não foram encontrados sinais das quatro crianças. Quarenta dias depois do acidente e após uma persistente operação de busca, as quatro crianças que estiveram perdidas na selva foram encontradas com vida, sobrevivendo a uma selva onde chove durante quase todo o dia, que é muito densa, em estado virgem e que é povoada por animais perigosos. Tirando partido dos seus conhecimentos indígenas e sob a liderança de Lesly Mukutuy, as crianças foram protegidas e cuidadas pela irmã mais velha e sobreviveram durante um tão longo período, alimentando-se de farinha que o avião transportava, sementes e frutos silvestres. Estavam desidratadas e com muitas picaduras de insectos quando foram encontradas. 
Por todo o país foi repetida a palavra “milagro” e foi essa palavra que o jornal El Universal escolheu para anunciar o resgate destes quatro novos heróis da Colômbia. Como são estimulantes estas notícias!