quarta-feira, 29 de março de 2023

Reino Unido: PM hindu e PM muçulmano

A primeira-ministra escocesa Nicola Sturgeon desempenhou funções desde Novembro de 2014, mas no dia 15 de Fevereiro de 2023 anunciou que se retiraria, depois de mais de oito anos no cargo, o que fez dela a pessoa com mais tempo na chefia do governo na história da Escócia.
O seu partido é o Partido Nacional Escocês (SNP) que se alinha no centro-esquerda e é independentista, tratou de escolher um sucessor de acordo com as boas práticas democráticas que, a partir de hoje, se tornou o novo primeiro-ministro da Escócia. Chama-se Humza Yousaf, tem 37 anos de idade e é filho de imigrantes paquistaneses de religião muçulmana, como revela o jornal The Scotsman. Yousaf está na vida política desde 2005, ano em que se inscreveu no SNP, foi eleito para o Parlamento escocês em 2011 e, com 27 anos de idade, tornou-se em 2012 o primeiro escocês de origem asiática a ser nomeado ministro do governo da Escócia, que é um dos quatro países que fazem parte do Reino Unido.
A Escócia mantém um permanente rivalidade e um diferendo com a Inglaterra, e naturalmente com o Reino Unido. Em 2014 realizou-se um referendo sobre a independência da Escócia e os independentistas perderam com 44% dos votos. No Brexit realizado em 2016 houve 62% de escoceses que escolheram continuar na União Europeia, o que fez renascer os ideais independentistas e levou Nicola Sturgeon a reivindicar a realização de um segundo referendo para independência da Escócia, que ainda está pendente em Londres.
A partir de agora vamos assistir a uma disputa política entre um muçulmano de 37 anos (Humza Yousaf) e um hindu de 42 anos (Rishi Sunak), um com raízes no Paquistão e o outro com raízes na Índia, um nascido em Glasgow e outro nascido em Southampton. É apenas uma curiosidade, mas ninguém vai ignorar que aqueles dois homens podem simbolizar a rivalidade entre a Índia e o Paquistão, que são potências nucleares e cuja fronteira é palco de graves tensões desde 1950. Nem deve haver no planeta rivalidade maior do que a que existe entre paquistaneses e indianos. Porém, Yousaf e Sunak são britânicos e... honi soit qui mal y pense!