sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

No topo: Cristiano Ronaldo (2)

Um jornal espanhol – as – numa edição do princípio de Dezembro deste ano, destacou na sua primeira página o futebolista Cristiano Ronaldo e a nossa Rua dos Navegantes assinalou esse facto num post inserido no dia 3 de Dezembro de 2011.
Ainda não decorreu um mês e, desta vez, é uma revista francesa especializada em futebol – onze mondial – que sem utilizar o tradicional chauvinismo francês, esquece os seus ídolos nacionais e também destaca na sua primeira página o futebolista português, classificando-o como “200% star”.
Cristiano Ronaldo é, portanto, um português reconhecido internacionalmente e que está colocado firmemente no topo.
A análise da imprensa internacional revela que nas primeiras páginas dos principais jornais não aparecem portugueses que se destaquem na ciência, na cultura ou na economia, mas relativamente ao futebol não se passa a mesma coisa.
Os portugueses destacam-se no futebol e a imprensa reflecte essa realidade. Porém, este tipo de notoriedade não constitui um valor absoluto e o seu significado tem apenas um valor relativo, pois resulta da utilização de estratégias de promoção muito particulares.
Porém, é positivo para a nossa auto-estima e ajuda a melhorar a imagem de Portugal no mundo.