sexta-feira, 6 de novembro de 2020

O Donald vai ter de deixar a Casa Branca

Já passaram mais de dois dias desde que encerraram as urnas nos Estados Unidos e ainda não são conhecidos os resultados eleitorais definitivos, devido à demora no apuramento de cerca de cem milhões de votos que foram recebidos pelo correio. Desde há muitas horas que as televisões continuam a informar que Joe Biden tem 253 delegados eleitos e que Donald Trump tem 213, acrescentando que tudo ainda pode acontecer e que o resultado final depende do que se passar em quatro estados tornados decisivos, mas enquanto no Arizona e no Nevada a tendência era pró-Biden, na Georgia e na Pennsylvania a tendência era pró-Trump. Porém, nas últimas horas as contagens nestes quatro estados viraram a favor de Joe Biden e, por isso, parece que ele vai ser o vencedor das eleições e se encaminha para ser o 46º presidente dos Estados Unidos. 
Esta manhã, a generalidade da imprensa internacional já apontava Biden como o provável vencedor das eleições, mas o jornal brasileiro Tribuna da Bahia escolheu o mais sugestivo título de primeira página que encontrei: Biden com um pé na Casa Branca, mas Trump não quer deixar ele entrar. De facto, assim é. O Donald está mesmo agarrado ao poder e começou por se declarar vencedor quando a contagem dos votos ainda ia a meio, depois exigiu que fosse terminada a contagem dos votos enviados pelo correio e, ontem, veio declarar sem quaisquer provas ou evidências, que as eleições foram fraudulentas, como se os Estados Unidos e cada um dos seus estados fossem repúblicas das bananas. 
O Donald tem muito mau perder e os seus jagunços, que foram preparados durante a campanha eleitoral, começaram a aparecer para criar um ambiente de intimidação, de medo ou mesmo de violência, que favoreça as suas intenções de se manter no poder de forma não democrática. O comportamento do presidente dos Estados Unidos é indigno e é humilhante para o povo americano. Com os resultados que estão à vista, nenhuma instância judicial vai dar ouvidos às mentiras e às injúrias do Donald e ele vai mesmo ter que abandonar a Casa Branca. 
O mundo vai respirar melhor.