sexta-feira, 22 de maio de 2020

O regresso da pandemia que é o futebol

O futebol está de volta por todo o lado. É um momento muito entusiasmante para quem gosta daqueles noventa minutos de emoção, de fantasia e de arte, de golos e de penaltis, de passes e de fintas, de bolas na trave e de foras de jogo, mas também das trivelas do Quaresma e das cabeçadas do Ronaldo. Porém, com esse desejado regresso, também está a chegar a matilha que vive dos aspectos marginais do futebol e que acha que tudo aquilo é a coisa mais importante do mundo.
Assustados com o covid-19, ainda há um mês endeusavam a linha da frente da saúde pública, mas essa atitude passou-lhes depressa. Nas televisões e nas rádios estão a reaparecer os espaços noticiosos e de comentário com as notícias sem interesse nenhum sobre a face mais ridícula do futebol, bem como as discussões estéreis dos comentadores encartados. É chocante verificar o assalto que, por dentro e por fora, essa gente está a fazer à comunicação social, onde todos os dias recupera o espaço e o tempo perdidos. É uma tristeza cultural a forma como, mais uma vez, os canais televisivos e as estações radiofónicas estão a infectar o espaço público com a marginalidade do futebol e dos seus negócios. Se não fosse tão triste até dava vontade de rir tudo o que é dito sobre os treinos dos jogadores, o "trabalho" de ginásio ou de campo, as descrições das entorses ou das lesões musculares, a incompetência dos árbitros, os off-sides mal assinalados, os defeitos do vídeo-árbitro, os reforços do Famalicão, o novo treinador do Tondela ou a rivalidade que é necessário alimentar entre Benfica e Porto.
Ainda não saímos da pandemia do covid-19 e já estamos a ser invadidos pela pandemia da futebolite.
É assim em Portugal, o país em que há mais jornais diários ditos desportivos do que jornais de informação geral. É um caso único no mundo. Isso explica muita coisa, inclusive as razões porque há tanta gente que vive à custa da indústria do futebol e das suas negociatas, bem como da promiscuidade entre a política, os negócios e o futebol.