domingo, 30 de setembro de 2018

R.I.P. Alves Barbosa

Faleceu ontem no Hospital Distrital da Figueira da Foz, com 86 anos de idade, o antigo ciclista Alves Barbosa (1931-2018), que foi o primeiro atleta a vencer a Volta a Portugal por três vezes, em 1951, 1956 e 1958.
Tinha 19 anos quando venceu pela primeira vez essa prova em que vestiu a camisola amarela na primeira etapa e a manteve até ao fim. Tornou-se um ídolo do desporto português e gozou de uma invulgar popularidade, quando ainda não havia a televisão em Portugal.
No ano de 1956 o ciclista que correu sempre com a camisola do modesto Sangalhos Desportos Clube, participou e obteve o 10º lugar na Volta à França. Num tempo em que o desporto português não tinha qualquer projecção internacional, com excepção de uma modalidade periférica que era, e ainda é, o hóquei em patins, ou de alguns bons resultados no hipismo e na vela olímpica, a classificação conseguida por Alves Barbosa foi um acontecimento nacional.
Alves Barbosa, de quem fui grande admirador na minha infância, ficou sempre ligado ao ciclismo como atleta, treinador e dirigente, tendo sido uma uma das maiores figuras da história do ciclismo português.