quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Huelva escolhe arquitecturas inovadoras

Como em nenhuma outra região do mundo, a província andaluza de Huelva, que é vizinha do nosso Algarve, guarda a memória de Cristovão Colombo em Palos de la Frontera, no mosteiro de La Rabida e em diversos monumentos da cidade de Huelva. Estando situada a cerca de cinquenta quilómetros da fronteira portuguesa, a cidade de Huelva e as memórias de Colombo são uma visita quase obrigatória para os portugueses que apreciam a expansão marítima ibérica, com as suas grandezas e as suas misérias.
Pois foi nesta cidade que ontem foi inaugurado um novo terminal portuário, um acontecimento que mereceu destacada notícia no diário Huelva Información, um dos periódicos pertencentes ao grupo Joly, que é o mais importante grupo editorial da Andaluzia.
O novo terminal de passageiros, serviços portuários e controlos policiais e alfandegários do porto de Huelva está localizado no Muelle Sur do porto e representou um investimento de cinco milhões de euros. Segundo as autoridades portuárias, o novo terminal vai permitir o incremento do tráfego de passageiros e mercadorias entre Huelva e as ilhas Canárias (cerca de 380 milhas), que este ano se cifrou em 65.000 passageiros/turistas e que, actualmente, dispõe de cinco ligações semanais.
Uma fotografia na primeira página do Huelva Información, ilustra a notícia da inauguração do novo terminal que “se caracteriza por su diseño singular e innovador”, o que lhe permite ser classificado como uma obra de arquitectura. Não é uma obra grandiosa na volumetria mas, à sua dimensão, é uma pequena obra de arte que enriquece o porto de Huelva.