quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

O invasor Putin e as reacções ocidentais

Não é fácil consultar a imprensa que se publica nos países situados para além daquilo que Churchill chamou a Cortina de Ferro e que estiveram alinhados com a União Soviética, desde o fim da 2ª Guerra Mundial até à sua implosão nos anos 90 do século passado. Porém, a Polónia é uma excepção, pois a sua imprensa está disponível na internet. 
A Polónia foi pioneira na contestação ao sovietismo através do movimento sindical Solidariedade, que lançou os primeiros sinais que prenunciavam o colapso do comunismo na Europa Oriental e o fim da União Soviética e do seu modelo político-económico. Depois o país democratizou-se, foi integrado na NATO em 1999 e passou a fazer parte da União Europeia em 2004. Nessa altura, inspirado no jornal alemão Bildsurgiu em Varsóvia o jornal tablóide Fakt que é, actualmente, um dos jornais mais vendidos na Polónia. O jornal tem características conservadoras, nacionalistas e populistas e, com a ajuda do Google, é possível ler alguma coisa do seu conteúdo. Pois na sua última edição o jornal escolheu uma “imperial” fotografia de Vladimir Putin e o título “Putin zaborca”, que significa “Putin invasor”. Depois, publica as fotografias de Emmanuel Macron, Boris Johnson, Joe Biden e Olaf Scholz e escreve “Co teraz zrobi Zachód?” que, segundo o referido Google, quer dizer “O que vai agora fazer o Ocidente?”.
Embora se trate de um jornal de características populistas, ele traduz o sentimento generalizado naquele país de que Putin foi o invasor, mas também que estão à espera que o Ocidente faça alguma coisa…
Porém, é necessário estar atento à propaganda com que ambas as partes do conflito manipulam as opiniões públicas e, sobretudo, ao que dizem os comentadores encartados.