sábado, 30 de outubro de 2021

Em Glasgow para salvar o nosso planeta

Amanhã inicia-se em Glasgow a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que tem sido designada como COP26, cujos trabalhos decorrerão até ao dia 12 de Novembro.  
Na Conferência de Paris de 2015 os países comprometeram-se a reduzir e limitar as suas emissões de gases de efeito de estufa e o consequente aquecimento global, mas a realidade veio mostrar que muito poucos cumpriram com as obrigações assumidas. Cinco anos depois, deveria ser feita uma avaliação dos resultados na 26ª Conferência mas, devido à pandemia, essa reunião magna foi adiada para 2021 e vai realizar-se a partir de amanhã, esperando-se que perante o agravamento das alterações climáticas que se tem verificado, os países mostrem um maior empenho no combate que é cada vez mais necessário para o futuro do planeta. Espera-se a participação de vinte e cinco mil delegados de duas centenas de países e está confirmada a presença de Joe Biden, Justin Trudeau, Narendra Modi, Recep Tayyip Erdogan e muitos líderes europeus, embora também esteja confirmada a ausência de Xi Jinping, Vladimir Putin e Jair Bolsonaro, entre outros.
Hoje o jornal francês La Tribune destaca a realização desta COP26 com uma fotografia do nosso planeta e dirige-se aos dirigentes de todo o mundo para que se unam para o salvar enquanto é tempo.
Durante doze dias muito se vai discutir mas, provavelmente, continuarão a prevalecer os interesses nacionais, mas há sempre a esperança de poder ser o início de uma nova caminhada para salvar o nosso planeta.