terça-feira, 16 de junho de 2020

Marcelo, entre o esquece e o aborrece


Marcelo Rebelo de Sousa, que é o Presidente da República Portuguesa desde 9 de Março de 2016, deu ontem uma aula em directo na telescola e, com a sua larga experiência de professor e de comunicador saiu-se bem dessa lição, tendo agradecido a todos os que dão vida a este projecto pedagógico e lembrado aos alunos que estão a viver um momento único das suas vidas, em que uma pandemia está a paralisar o mundo. 
Foi uma lição, mas também foi uma mensagem de esperança e, por isso, a intervenção do Presidente da República, foi muito oportuna pois que se apresentou com a sua face institucional de presidente de todos os portugueses, mas também com o seu lado pessoal de inteligência, cosmopolitismo e modernidade.
Por uma breve meia hora o Presidente da República esqueceu a sua condição de candidato presidencial, de comentador televisivo e de figura que, por vezes, lembra o Venerando Chefe do Estado, em que fala de tudo a toda a hora e não resiste aos microfones dos jornalistas estagiários que ele próprio e os seus assessores naturalmente mobilizam para as suas constantes aparições, que as televisões depois repetem horas a fio. É uma campanha permanente de populismo e de porreirismo, cada dia mais insuportável até pelos seus simpatizantes, com reportagens sobre as suas idas à praia, às livrarias, aos supermercados e a outros locais onde é "surpreendido" pelos microfones e em que aproveita para falar de coisas em que era suposto não falar, incluindo questões da governação, futebol, festas e romarias. Tudo. É demais. Diz-se que “quem não aparece, esquece” e esse é, provavelmente, o princípio que faz correr Marcelo Rebelo de Sousa, a pensar na sua popularidade e na sua reeleição em Janeiro de 2021, mesmo que com muita abstenção. Porém, o ditado completo diz o seguinte:
Quem não aparece, esquece; mas quem muito aparece, tanto lembra que aborrece.