sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Donald Trump em risco de afogamento?

Para Donald Trump a vida para vai de mal a pior e, a juntar ao descrédito internacional que já acumulou com os seus disparates, arrogâncias e ameaças, intensifica-se agora o seu descrédito na própria América, que começa a ficar farta deste fanfarrão.
Um seu advogado de apelido Cohen veio agora declarar que, durante a campanha eleitoral para as eleições presidenciais, recebeu ordens do Donald para comprar o silêncio de duas mulheres com quem o então candidato presidencial tivera relações íntimas, o que na boa moral da política americana é muito grave e é considerado um crime pela influência que essas coisas têm nos resultados eleitorais.
A revista Time já pegou no assunto e apresenta na sua capa uma ilustração em que o Donald se está a afogar no seu inundado gabinete presidencial.  
Fala-se em impeachment, isto é, na destituição do Donald, mas isso é um processo muito longo e complexo, não comparável à velocidade com que Dilma Roussef foi afastada da presidência do Brasil. Nos Estados Unidos o impeachment começa com uma acusação feita pela Câmara dos Representantes e depois com um julgamento feito pelo Senado, que o pode condenar ou absolver. Porém, actualmente, as duas câmaras do Congresso são republicanas e, por enquanto, leais ao Donald, embora os Democratas procurem inverter a situação nas eleições intercalares para as duas câmaras que se realizarão em Novembro.
Até lá, o desgaste do Donald parece não ir parar e há quem pergunte o que irá ele fazer, onde e quando, para focar a atenção dos americanos noutra coisa e conseguir sair deste imbróglio.