segunda-feira, 29 de julho de 2019

O Redondo e o encanto das ruas floridas

As Festas do Redondo e as suas ruas floridas estão a partir de hoje presentes naquela vila alentejana que dista cerca de 175 quilómetros de Lisboa para, durante nove dias, deslumbrarem os visitantes com uma extraordinária manifestação de cultura popular.  
Esperam-se mais de 500 mil visitantes para apreciarem as 28 ruas ornamentadas com flores e outros motivos figurativos com base em diferentes temáticas, que são confeccionados com papel colorido e que ocupam uma área urbana de cerca de 30 mil metros quadrados.
A festa é da iniciativa da população e dos seus moradores, embora tenha o apoio da autarquia, sobretudo no fornecimento de papel e de outros materiais. Centenas de moradores, em regime de voluntariado e durante muitos meses, organizam-se em cada uma das suas ruas, concebem a sua ornamentação com criatividade e imaginação, transformam toneladas de papel colorido em flores e outros elementos decorativos e, finalmente, tomam o espaço público da vila. O resultado é simplesmente deslumbrante.
As Festas do Redondo são justamente consideradas uma das grandes manifestações culturais do Alentejo e em 2013 foram distinguidas com o Prémio Evento Público 2013.
É um evento de excepcional qualidade cultural que se recomenda vivamente para visitar e que, naturalmente, não deixarei de apreciar uma vez mais.

A vitória da Colômbia no Tour de France

Terminou a 106ª edição da Volta à França e o vencedor foi um jovem colombiano de 22 anos de idade. Chama-se Egan Bernal e declarou ser “el tipo más feliz del mundo”, de acordo com o título do jornal El Heraldo, que se publica na cidade de Barranquilla. Nunca um ciclista tão jovem vencera aquela prova e, além disso, também foi a primeira vez que um praticante latino-americano venceu a mais famosa prova de ciclismo do mundo.
A Colômbia está em festa e em euforia, com toda a sua imprensa a dar um enorme destaque a este singular acontecimento da sua história desportiva, em que o futebol e os futebolistas têm absorvido a maior fatia da popularidade nacional. A juntar à vitória de Bernal, houve mais dois ciclistas colombianos que concluíram a prova nos dez primeiros classificados, o que torna a Colômbia uma potência ciclista no panorama mundial.
Egan Bernal tornou-se, provavelmente, no mais famoso colombiano de todos os tempos e é bem capaz de superar a notoriedade internacional do escritor Gabriel García Márquez. Embora estes dois cidadãos colombianos se encontrem em patamares de reconhecimento muito distintos e não comparáveis, os colombianos vão hesitar na escolha entre o vencedor do Prémio Nobel da Literatura de 1982 e o vencedor da Volta à França de 2019, como o símbolo maior do orgulho nacional e como figura agregadora da unidade colombiana.
Desportivamente, a prova foi muito disputada e os ciclistas franceses estiveram próximo de dar uma grande alegria aos seus compatriotas, enquanto as reportagens televisivas transmitiram o indescritível entusiasmo popular dos franceses e mostraram a riqueza paisagística e patrimonial da França.
Três ciclistas portugueses participaram na prova em que Rui Costa ficou em 52º lugar, Nélson Oliveira no 77º posto e José Gonçalves no 123º lugar da classificação geral. Estes fracos resultados não aconteceram por falta de apoio, pois nas bermas das estradas das montanhas pirenaicas e alpinas havia sempre muitas bandeiras portuguesas e muito incentivo aos corredores portugueses.