terça-feira, 21 de setembro de 2021

A erupção vulcânica nas ilhas Canárias

Na ilha de La Palma, a ocidente do arquipélago espanhol das Canárias, tinham-se acumulado nos últimos dias sinais de grande instabilidade, com a ocorrência quase contínua de milhares de pequenos sismos na área do complexo vulcânico de Cumbre Vieja. As autoridades já tinham decretado o alerta amarelo perante a evidente ameaça de possível erupção vulcânica e, por isso, quando no passado domingo o vulcão entrou em erupção, ninguém foi surpreendido.
O complexo vulcânico de Cumbre Vieja situa-se a sul da ilha de La Palma e consta de vários vulcões, dos quais o Teneguia teve a sua última erupção em 1971. A erupção em curso apresenta-se em dez bocas de fogo e a lava já cobre mais de cem hectares, mas não tem provocado pânico entre a população. Não há até agora quaisquer vítimas a lamentar, embora já tenham sido evacuadas algumas centenas de pessoas da região e uma centena e meia de habitações já tenha sido devorada pela corrente de lava.
As ilhas Canárias foram ocupadas pelos espanhóis no século XV, depois de disputas com os portugueses, havendo um registo histórico de dezasseis erupções vulcânicas, das quais sete ocorreram exactamente na ilha de La Palma, que tem 708 quilómetros quadrados de superfície e cerca de 87 mil habitantes.
A imprensa espanhola destacou ontem o acontecimento, tendo publicado impressionantes fotografias nas primeiras páginas das suas edições, assim acontecendo com o Diário de Avisos, um jornal de Santa Cruz de Tenerife.