segunda-feira, 11 de maio de 2020

Brasil: uma exemplar iniciativa editorial

A pandemia do covid-19 parece estar agora centrada no continente americano e em especial naqueles países cujos governantes subestimaram a sua importância, com demasiada arrogância e muita ignorância. Os presidentes Trump e Bolsonaro irão ficar associados a esta pandemia pela sucessão de chocantes declarações que fizeram, quando a catástrofe humanitária, social e económica já desabava sobre os seus países. No mapa da incidência da pandemia de covid-19 por país, os Estados Unidos estão na vanguarda com quase um milhão e meio de infectados e mais de 80 mil óbitos, mas o Brasil que leva mais de dez mil óbitos e mais de 160 mil infectados, já aparece no sétimo lugar dessa lista. 
A frieza dos boletins diários que anunciam os números dos novos contagiados e dos óbitos que aconteceram, esvazia a dimensão humana desta tragédia que já é a maior catástrofe sanitária desde há cem anos, quando se verificou a pandemia da chamada gripe espanhola. No caso do Brasil, os números da gripe espanhola são imprecisos, mas estima-se que, em Outubro e Novembro de 1918, tenham morrido cerca de 12 mil pessoas só na cidade do Rio de Janeiro.
Na sua edição de hoje, o jornal O Globo presta homenagem aos mais de 10 mil brasileiros mortos pelo covid-19 e dedica-lhe um memorial virtual, ao mesmo tempo que dá a conhecer muitas das histórias relatadas por amigos e familiares das vítimas, num projecto editorial inédito e que envolveu uma rede de jornalistas voluntários que recuperaram a singularidade e o dramatismo de muitas dessas histórias. Perante a maior catástrofe sanitária em um século, o jornal O Globo foi para além dos números e teve uma exemplar iniciativa editorial, ao repor uma dimensão humana na calamidade que está a ser esta pandemia no Brasil e no mundo. O meu aplauso.