quarta-feira, 15 de abril de 2020

O Donald arrisca ser um William Bligh

Na actual conjuntura americana, apesar de já estarem contabilizados quase 25 mil óbitos devido ao covid-19, as preocupações começam a centrar-se no plano económico e Donald Trump parece querer que a vertente económica se sobreponha de imediato à vertente sanitária. 
Assim, prepara-se para decretar o reinício da actividade económica e, quando algumas vozes ousaram desaconselhá-lo dessa ideia, ele respondeu que “quando alguém é presidente dos Estados Unidos, a autoridade é total”. O governador democrata do estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, não gostou daquela fanfarronada e disse que o presidente não tem “autoridade total”, sobretudo para decidir a retoma das actividades económicas, até porque a pandemia da covid-19 está muito activa. Nesta sua posição teve imediato apoio dos governadores democratas de Nova Jersey, Connecticut, Pensilvânia, Delaware, Rhode Island e até do governador republicano do estado de Massachusetts, tendo havido um jornal nova-iorquino que escolheu para título da sua edição de ontem a frase “seven heads are better than one”.
Nas suas críticas, Andrew Cuomo foi buscar inspiração à História e disse que em 1776 os americanos rejeitaram um rei e que George Washington foi um presidente e não um rei. Por outro lado, o presidente Donald chamou “amotinados” aos governadores que o estão a enfrentar e, na sua edição de hoje, o jornal New York Post também se inspirou na História. Assim, o jornal travestiu o presidente Donald num novo William Bligh, o comandante do HMS Bounty que, devido à sua intransigência e tirania, foi deposto por uma parte da sua guarnição amotinada, numa revolta liderada pelo tenente Fletcher Christian, mas isso aconteceu no ano de 1789 no Pacífico Sul.