domingo, 10 de abril de 2022

As vistas a Kiev dos líderes europeus

Quando, há muitos anos, assistia a disputas e confrontações violentas entre duas pessoas, sempre procurei separá-las sem cuidar de saber quem tinha razão e, por isso, quando hoje vejo as multidões de refugiados a abandonar a Ucrânia, a brutal destruição do património e os mortos espalhados pelas cidades, só penso no cessar-fogo, na arbitragem, nas negociações e, naturalmente, no fim de toda esta tragédia.
Há todas as versões possíveis sobre as causas próximas ou remotas deste conflito que já se transformou numa grande catástrofe mas, nesta fase, não interessará muito discuti-las na praça pública pois tendem a ser distorcidas por razões emocionais. Também não é suficiente dizer-se que a Rússia é o agressor e que a Ucrânia é o agredido porque, pelo menos desde 2014, se sucediam intermináveis escaramuças entre os dois países, ou seja, tudo isto já começou há vários anos. Esses são alguns dos assuntos para discutir à mesa das negociações, mas primeiro há que concretizar o cessar-fogo.
Porém, tem havido uma intensa campanha nos mass media internacionais e, de forma muito especial nas televisões portuguesas, não para procurar o cessar-fogo e a paz, mas sobretudo para acusar a Rússia e incriminá-la por crimes guerra. Volodymyr Zelensky tornou-se a principal figura desta guerra, pela sua coragem, persistência e capacidade de comunicação que usa com mestria, mas ao mesmo tempo que pede armas, afirma-se pronto para negociações. Porém, os seus aliados ocidentais gostam de o ouvir enquanto pede armas que lhe são prometidas e que objectivamente prolongam a guerra, mas nunca falam na necessidade de parar com a guerra.
A recente visita de Ursula von der Leyen a Kiev teve uma marca de solidariedade e de apoio humanitário que deve ser elogiada mas, pelo contrário, a visita de Boris Johnson que o jornal The Sunday Telegraph hoje destaca, foi um acto de propaganda pessoal e de instrumentalização da catástrofe ucraniana do primeiro-ministro britânico que, perigosamente, tende a intensificar ou mesmo a internacionalizar a guerra e nada contribui para a paz.