segunda-feira, 14 de agosto de 2023

FIFA Women’s World Cup está a terminar

A 9ª edição do Campeonato do Mundo de Futebol Feminino (FIFA Women’s World Cup) está a realizar-se na Austrália e na Nova Zelândia, tendo a sua final no próximo domingo. Pela primeira vez na sua história, a equipa portuguesa foi apurada e esteve na Nova Zelândia, integrando o Grupo E, no qual defrontou as equipas dos Países Baixos, dos Estados Unidos e do Vietnam. Ganhou ao Vietnam por 2-0, empatou por 0-0 com os Estados Unidos e perdeu por 1-0 com os Países Baixos. O seu comportamento foi positivo e surpreendeu-me, mas foi eliminada e ficou em 19º lugar entre 32 países. Foi bem bom! Das 32 selecções participantes, houve dezasseis que passaram aos oitavos-de-final e que depois jogaram os quartos-de-final. Nesta altura estão apuradas as equipas que vão disputar as meias-finais e lutar por um lugar na final: Austrália, Inglaterra, Suécia e Espanha.
A televisão portuguesa encheu-nos os olhos e os ouvidos com informações num estilo de euforia desproporcionada, mas logo que a equipa regressou nada mais noticiaram.
Sobre o FIFA Women’s World Cup, apenas aqui deixo algumas curiosidades. A equipa portuguesa, apesar de ser estreante nesta prova, esteve ao nível do Brasil, da Itália e da Alemanha. A equipa americana que triunfou em quatro dos oito campeonatos já disputados e que ainda é a campeã do mundo, foi eliminada. Finalmente, o jogo dos quartos-de-final entre a Austrália e França, terminou com um empate e houve necessidade de recorrer à marcação de pontapés de grande penalidade. Foram marcados vinte e as australianas foram mais felizes pois concretizaram sete, enquanto as francesas só marcaram seis. O jornal The Sunday Times de Perth, classificou esse jogo como épico, mas toda a imprensa australiana dedicou as suas primeiras páginas a este formidável jogo.