terça-feira, 18 de abril de 2017

Moçambique: as pontes e os progressos

O território de Moçambique situa-se na costa oriental africana e estende-se por 2515 quilómetros de extensão, sendo atravessado por alguns importantes rios que, durante muitos anos, dificultaram a ligação entre as diversas regiões do país. A administração colonial apenas construiu nos anos trinta a Ponte Dona Ana, que ainda é a maior ponte ferroviária da África Austral e, já nos anos setenta, a ponte agora chamada Samora Machel, ambas sobre o rio Zambeze.
Com a independência do país e o auxílio internacional, em 2009 foi construída a Ponte Armando Gebuza sobre o rio Zambeze na região de Sofala, em 2010 a Ponte da Unidade sobre o rio Rovuma a ligar Moçambique à Tanzânia e, em 2014, a Ponte Kassuende sobre o rio Zambeze na região de Tete. A geografia do país alterou-se.
A edição de hoje do diário moçambicano O País dá conta do andamento de mais uma grande ponte em Moçambique. Trata-se da nova ponte em construção sobre a baía do Maputo, que se espera fique concluída até ao final do ano e que vai ser  a maior ponte suspensa do continente africano. A nova ponte Maputo-Catembe ligará as margens sul e norte da baía do Maputo e terá uma extensão de 680 metros, para além de 2300 metros de viadutos de acesso, estando a ser financiada e construída pela empresa chinesa China Road and Bridge Corporation.
A nova ponte constituirá um grande benefício para o país e para a sua capital. O seu impacto foi estudado nos seus aspectos económicos e ambientais, nos seus efeitos esperados sobre as actividades portuárias e aeroportuárias e, até, os seus aspectos estéticos foram acautelados, pois a obra vai marcar de forma incontornável a paisagem da capital.