O
território de Moçambique situa-se na costa oriental africana e estende-se por 2515 quilómetros
de extensão, sendo atravessado por alguns importantes rios que, durante muitos
anos, dificultaram a ligação entre as diversas regiões do país. A administração
colonial apenas construiu nos anos trinta a Ponte Dona Ana, que ainda é a maior
ponte ferroviária da África Austral e, já nos anos setenta, a ponte agora
chamada Samora Machel, ambas sobre o rio Zambeze.
Com a
independência do país e o auxílio internacional, em 2009 foi construída a Ponte
Armando Gebuza sobre o rio Zambeze na região de Sofala, em 2010 a Ponte da Unidade sobre
o rio Rovuma a ligar Moçambique à Tanzânia e, em 2014, a Ponte Kassuende
sobre o rio Zambeze na região de Tete. A geografia do país alterou-se.
A
edição de hoje do diário moçambicano O País dá conta do andamento de mais
uma grande ponte em Moçambique. Trata-se da nova ponte em construção sobre a baía
do Maputo, que se espera fique concluída até ao final do ano e que vai ser a maior ponte suspensa do continente africano.
A nova ponte Maputo-Catembe ligará as margens sul e norte da baía do Maputo e
terá uma extensão de 680
metros , para além de 2300 metros de viadutos
de acesso, estando a ser financiada e construída pela empresa chinesa China Road and Bridge Corporation.
A nova ponte constituirá
um grande benefício para o país e para a sua capital. O seu impacto foi
estudado nos seus aspectos económicos e ambientais, nos seus efeitos esperados sobre
as actividades portuárias e aeroportuárias e, até, os seus aspectos estéticos
foram acautelados, pois a obra vai marcar de forma incontornável a
paisagem da capital.
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