domingo, 18 de julho de 2021

Alterações climáticas geram cataclismos

Na época mais improvável do ano fomos surpreendidos com um verdadeiro cataclismo que se abateu sobre algumas regiões da Alemanha e da Bélgica, mas também da Holanda, da Suiça e do Luxemburgo, em que inundações diluvianas causaram 129 mortes segundo o diário espanhol ABC, embora esse número já tivesse sido actualizado.
As notícias de hoje referem que pelo menos 168 pessoas morreram na sequência das chuvas torrenciais e das consequentes inundações e enxurradas que nos últimos dias afectaram várias regiões alemãs e belgas. Porém, as autoridades advertem que estes números podem vir a aumentar, pois há cerca de 1300 pessoas na região de Ahrweiler que continuam incontactáveis e dadas como desaparecidas, enquanto a própria cidade de Bad Neuenahr Ahrweiler parece ter sofrido um tsunami.
A explicação para este surpreendente fenómeno parece derivar apenas dos efeitos das alterações climáticas. A chanceler Angela Merkel que se encontrava em visita oficial aos Estados Unidos já considerou estes acontecimentos como uma tragédia nacional e comprometeu-se a aplicar todos os auxílios federais para ajudar na reconstrução.
Como nota saliente refere-se que as populações não ficaram à espera de auxílios e apoios, nem trataram de reivindicar o que quer que fosse. Segundo referem as agências noticiosas, no meio do caos, todos os habitantes de Bad Neuenahr Ahrweiler “equipados com vassouras e pás, já estão trabalhando para limpar o que podem”, iniciando a “tarefa assustadora de remoção de entulho”.
Um exemplo para as gentes da nossa terra...