terça-feira, 8 de setembro de 2020

Começou a grande corrida para Belém


As coisas da política têm estado muito insípidas, isto é, desprovidas de interesse, de atractivos e de sabor, com os políticos confinados ou a fazer férias nas praias, com o Governo empenhado na resposta a uma crise sanitária, económica e social como nunca se vira em Portugal e com um Presidente que se assume todos os dias como comentador de tudo o que sabe e do que não sabe, parecendo que por vezes não percebe que a função presidencial exige distanciamento e que a ânsia de popularidade nem tudo pode permitir. Neste quadro em que tudo parecia indicar que Marcelo Rebelo de Sousa iria esmagar a concorrência na sua segunda corrida para Belém, começam a aparecer anúncios de candidaturas de esquerda e de direita que vão animar a corrida presidencial e vão fazer com que o actual Presidente tenha que suar muito para assegurar a sua reeleição, sobretudo à primeira volta. O modelo marcelista agradou muito aos portugueses, mas começa a estar saturado e a aborrecer, com as selfies, as férias demasiado publicitadas em Porto Santo, as interpelações nas Feiras do Livro, os caricatos salvamentos na praia do Alvor, os comentários sobre a Festa do Avante, a excessiva presença de microfones e de câmaras e, ainda, as declarações feitas um pouco por todo o lado que, sendo combinadas com os estagiários de jornalismo, até parece que são espontâneas. Marcelo Rebelo de Sousa é cada vez mais um comentador e um candidato à reeleição para Presidente da República.
Ontem surgiu a declaração de candidatura da Embaixadora Ana Gomes e o Público dá-lhe hoje o devido destaque. Outras candidaturas se anunciam. É bom para a Democracia. Muitos dos votos com que Marcelo contava vão agora para a antiga embaixadora de Portugal em Jacarta, à qual muito deve a independência de Timor.
A corrida para Belém começou.

Messi nunca mais vai ser o que era


O futebolista argentino Lionel Messi tem 33 anos de idade e pertence à equipa do Barcelona há 18 anos, onde é um artista famoso, um ídolo das multidões e um ícone da Catalunha. Na passada semana decidiu rescindir o contrato que o ligava ao clube catalão com base numa cláusula que lhe permitia terminar o seu vínculo laboral ao clube no final da época. Porém, o covid-19 alterou os calendários futebolísticos espanhóis e, enquanto Messi entendeu que a época futebolística tinha terminado a 10 de Junho, o clube teve outro entendimento e considerou que a época só terminou em 30 de Junho. Portanto, Messi e os seus advogados precipitaram-se. O Barcelona e os seus adeptos não gostaram. Foi um terramoto emocional para o clube e para a Catalunha. Muitos jornais da América Latina, onde o Barcelona e Messi são muito populares, publicitaram a decisão de Messi. No entanto, o clube decidiu não aceitar a rescisão invocada por Messi porque foi apresentada fora do prazo legal e assumiu que o jogador tem um contrato em vigor até ao dia 30 de Junho de 2021 ou que, em alternativa, deveria ser paga a cláusula de rescisão de 700 milhões de euros. Messi recuou e ninguém veio em seu auxílio. Ainda se falou no interesse do Manchester City, mas era muito dinheiro e Messi sofreu a humilhação de voltar com a palavra atrás e jurar amor eterno ao Barcelona.
Las Últimas Noticias que é um dos mais populares jornais chilenos, fez uma fotomontagem que publicou em primeira página, em que o ídolo Messi é ridicularizado como se fosse um menino sem vontade própria. Pela idade e por este triste episódio. Lionel Messi nunca mais vai ser o que era.