quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Os britânicos apoiam a sua família real

O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, ou simplesmente Reino Unido, é um estado monárquico com uma composição nacional que foi estabelecida em 1921 e que inclui a Inglaterra, a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte. A sua casa reinante é a dinastia de Windsor, um nome que foi adoptado em 1917, quando Jorge V abdicou dos títulos alemães que lhe eram devidos pela ascendência alemã da família real britânica, alinhando com os sentimentos antialemães dos britânicos.
A casa de Windsor, nome adoptado por um ramo da Casa de Saxe-Coburgo-Goa, já “produziu” cinco monarcas que, depois de Jorge V, foram Eduardo VIII, Jorge VI, Isabel II e, desde Setembro de 2022, Carlos III.
Por razões históricas diversas, incluindo o exemplar comportamento da família real durante a 2ª guerra mundial, a monarquia britânica tem resistido aos ventos republicanos e tem o apreço dos britânicos. Uma sondagem realizada em 2012 indicava que cerca de 75% dos britânicos preferiam um monarca na chefia do Estado e não um qualquer político eleito democraticamente. Muitos britânicos parece não terem acreditado em Carlos III que subiu ao trono com 73 anos de idade, tendo surgido várias teorias prognosticando o fim do seu reinado e até da monarquia britânica. Porém, uma sondagem recente mostra que 58% dos britânicos permanece a favor da monarquia, embora esse apoio esteja a diminuir, sobretudo entre os jovens.
Porém, acontece que foi anunciado que o rei Carlos III e a princesa de Gales, sua nora e mulher do príncipe herdeiro William, iriam ser hospitalizados para serem submetidos a intervenções cirúrgicas. Toda a imprensa britânica noticia esta situação, mostra-se apreensiva, manifesta-lhes grande apreço e deseja-lhe os melhores resultados, o que mostra que a família real britânica continua a merecer o apoio e a simpatia dos mass media britânicos, como se vê, por exemplo, na edição de hoje do jornal Daily Mail e em todos os jornais britânicos. 
Apesar de republicano, também desejo que tudo corra bem ao Carlos e à Catarina.