quarta-feira, 8 de março de 2023

Hoje foi o Dia Internacional da Mulher

Hoje celebrou-se o Dia Internacional da Mulher, como acontece anualmente no dia 8 de Março, a data adoptada em 1975 pelas Nações Unidas para recordar as reivindicações das mulheres relativas à igualdade de género e as suas conquistas nas lutas políticas, sociais e económicas, que travam para verem reconhecidos os seus direitos, independentemente das suas origens nacionais, étnicas, linguísticas, políticas, culturais ou económicas.
O princípio da igualdade entre homens e mulheres, foi reconhecido pela primeira vez na Carta das Nações Unidas adoptada em 1945, o que significa que essa luta desenvolvida desde o século XIX, ainda está longe de atingir o seu justo resultado na generalidade dos países do mundo, onde a mulher é muitas vezes vítima de acrescida exploração. Em Portugal tem havido muitos progressos no reconhecimento do papel da mulher na sociedade, sobretudo na política, no desporto, na ciência e na cultura, nas artes decorativas e nos mass media, mas na esfera empresarial ainda predomina o elemento masculino e, sobretudo, continua vivo o princípio que não reconhece que a trabalho igual deva corresponder salário igual. Um estudo recente revela que a paridade salarial entre homens e mulheres só chegará a Portugal em 2051!
Hoje, muitos jornais internacionais dedicam as suas capas ao Dia Internacional da Mulher, mas escolhemos a edição do Diário de Notícias que homenageia a mulher e ilustra a sua primeira página com um desenho do escultor e pintor Francisco Simões, mas também porque reuniu nos Jerónimos as embaixadoras estrangeiras acreditadas em Portugal. Foi uma excelente ideia editorial, até porque dos 126 embaixadores acreditados em Portugal, há 40 que são mulheres e, destas, há 28 que são residentes e fizeram declarações ao jornal. Finalmente, para que conste, Portugal tem actualmente 93 embaixadores, dos quais 24 são mulheres.