terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Uma tempestade de neve em Nova Iorque

A cidade de Nova Iorque está aproximadamente na mesma latitude da cidade de Lisboa, mas por causa das correntes marítimas e de outros factores meteorológicos, as temperaturas nas duas cidades dos dois lados do Atlântico têm diferenciais da ordem dos 15 a 20 graus durante o inverno. Por isso, todos os anos, vemos os grandes nevões que cobrem Nova Iorque e a região nordeste dos Estados Unidos, enquanto na orla continental portuguesa não há quedas de neve, as temperaturas são amenas e por vezes há dias primaveris.
Este ano as tempestades de neve foram mais intensas do que habitualmente e a cidade de Nova Iorque está em estado de emergência, com a neve a acumular-se desde há cerca de 48 horas e a atingir meio metro de altura. Como é habitual, a rede de transportes está bloqueada, enquanto os aeroportos e as escolas estão encerrados por algumas horas ou dias e, este ano, a tempestade fez com que a campanha de vacinação em curso na cidade e na região tivesse que ser suspensa, tal como as consultas marcadas nos hospitais.
O New York Post destacou hoje a notícia da tempestade de neve e chamou-lhe a snovid-21, por analogia com a covid-19, salientando que ao confinamento mais ou menos forçado devido ao covid-19, se juntou agora o confinamento devido ao snovid-21, embora a neve tenha tornado o cenário mais agradável à vista. O jornal ilustra a sua capa com um nova-iorquino protegido contra o frio e diz que, neste caso, eles até já têm máscaras. Em tempo de tanta angústia não fica mal um pouco de humor…