quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

O grande jogo da competição internacional

O diário catalão El Punt Avui é publicado em Barcelona e Girona desde 2011 e resulta da fusão do jornal El Punt e do jornal Avui, que tinham aparecido depois do fim do regime franquista e da liberalização espanhola. O jornal apoia o independentismo da Catalunha, é editado em catalão e na sua edição de ontem destaca em primeira página uma ilustração com algumas peças de um jogo de xadrez com o título “joc obert”, que significa “jogo aberto”, que é bastante interessante, pois ajuda a perceber o actual panorama mundial e mostra como “uma imagem vale mais que mil palavras”.
Trata-se de uma reflexão geopolítica sobre o novo ano de 2024, que refere que a competição internacional será marcada pelo aumento dos conflitos, pelas eleições em boa parte do mundo, pelas desigualdades e pelos grandes desafios climáticos e digitais. As sete peças de xadrez estão alinhadas segundo uma lógica de alianças que, naturalmente, são discutíveis: de um lado estão os Estados Unidos, a União Europeia e Israel, do outro lado estão a China, a Rússia e o Irão e, no meio de ambos e a fazer de ponto de equilíbrio, está o Brasil.
As peças estão representadas com proporcionalidade com os Estados Unidos e a China mais destacadas, a União Europeia e a Rússia em tamanho médio, enquanto Israel e o Irão estão em tamanho menor. Embora não seja consensual que a União Europeia ainda esteja ao lado de Israel depois do que tem sido feito em Gaza, é uma forma curiosa de apresentar a competição geopolítica que se espera para o ano de 2024, embora fosse possível incluir outras peças importantes neste jogo de xadrez, como o Reino Unido, a Turquia ou a Índia. O que o mundo espera é que o jogo da competição internacional seja pacífico, sem que uma parte queira fazer xeque-mate à outra parte.