domingo, 24 de novembro de 2013

O Vasco ganhou e houve festa no Rio

O Brasileirão 2013 aproxima-se do fim e o Cruzeiro Esporte Clube de Belo Horizonte, vulgarmente conhecido por Cruzeiro, já assegurou o título de campeão brasileiro de futebol. Ontem no Rio de Janeiro e já com o título no bolso, a equipa defrontou o Clube de Regatas Vasco da Gama, que se encontrava na 18ª posição da tabela classificativa e, portanto, em vias de ser despromovido ou rebaixado, como dizem os brasileiros.
Porém, o Vasco venceu por 2-1 e essa vitória foi um balão de oxigénio na sua luta pela permanência no escalão máximo do futebol brasileiro. Os adeptos do clube e de uma forma geral a cidade do Rio de Janeiro festejaram, porque o Vasco é um dos símbolos da cidade. Na sua edição de ontem, o jornal desportivo Lance tinha feito um apelo explícito para que “todos juntos” apoiassem o Vasco, o que é realmente uma curiosidade.
No entanto, vista do lado de cá do Atlântico, a curiosidade também está no facto do Clube de Regatas Vasco da Gama ter sido fundado em 1898 por um grupo de remadores que se inspiraram nas celebrações do quarto centenário da viagem de Vasco da Gama para a Índia, que acontecera em 1498. O clube é actualmente um dos mais populares de todo o Brasil, é muito conotado com a comunidade portuguesa e o seu símbolo inspira-se na cruz da Ordem Militar de Cristo, enquanto as cores das suas camisolas são o preto e o branco, significando uma comunhão de etnias e uma atitude contra o preconceito racial. O Vasco ganhou e houve festa no Rio.