quarta-feira, 22 de março de 2023

A nova e reforçada aliança russo-chinesa

O presidente chinês Xi Jinping esteve durante três dias em Moscovo numa “viagem de amizade, cooperação e paz”, durante os quais teve alargadas conversações com Vladimir Putin, nas quais foram discutidas as tensões com o ocidente e, em especial com os Estados Unidos, mas também o conflito na Ucrânia e a cooperação bilateral entre os dois países.
O encontro entre Xi e Putin parece ter tido como principal objectivo a afirmação de uma parceria estratégica entre a Rússia e a China, que seja afirmativa e que se assuma como desafiadora da hegemonia mundial dos Estados Unidos, contrariando a lógica ocidental que ainda vem dos tempos da Guerra Fria. O segundo objectivo do encontro foi a discussão do plano de paz para a Ucrânia que a China já tinha apresentado, em que se assume como mediador e que, aparentemente, já poderá estar a ser discutido pelas partes. Xi Jinping disse que muitos países querem negociações de paz e “não querem que seja atirada mais lenha para a fogueira”, enquanto Putin já reconheceu a “atitude equilibrada” da China em relação à crise ucraniana e parece apostado em resolvê-la por meios políticos e diplomáticos. Recentemente, foi a China que conseguiu juntar e conciliar a Arábia Saudita e o Irão que eram considerados irreconciliáveis e esse sucesso diplomático confere à China boas perspectivas em relação ao conflito ucraniano. O terceiro objectivo do encontro entre Xi e Putin foi o reforço da cooperação bilateral, tendo sido anunciados acordos nas áreas do comércio, investimento, energia, megaprojectos e alta tecnologia.
Porém, nada foi revelado no quadro da cooperação militar entre os dois países, mas é preciso ter presente que Xi Jinping e Vladimir Putin já se encontraram cerca de 40 vezes desde 2012 e ambos se reconhecem como amigos, o que significa que a aliança militar entre ambos também saiu reforçada deste encontro. A imprensa mundial deu grande destaque a este encontro que pode alterar os equilíbrios geopolíticos mundiais.