segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Grande naufrágio e catástrofe ambiental


A ilha Maurícia, a ilha Rodrigues e outras ilhas menores como Agalega, situam-se no oceano Índico a cerca de 2000 quilómetros da costa de Moçambique e constituem um país insular com o nome de República das Maurícias. A toponímia local revela a passagem dos portugueses por aquelas ilhas, maas foram os holandeses, os franceses e os ingleses que as exploraram, até que em 1968 alcançaram a independência.
Hoje a República das Maurícias é um país próspero com cerca de 1,3 milhões de habitantes multiétnicos, com influências culturais indianas, europeias e africanas, tendo o turismo como a principal alavanca da sua economia.
No passado dia 25 de Julho o superpetroleiro japonês MV Wakashio encalhou nos recifes que orlam a ilha Maurícia, num parque marinho protegido que tem recifes de coral e espécies em vias de extinção, tendo esse facto sido considerado uma catástrofe. As autoridades declararam o estado de emergência e foi pedida ajuda internacional para atenuar as graves consequências para o país e para o seu turismo. Depois de duas semanas de luta para evitar um desastre ambiental em que participaram milhares de estudantes, activistas ambientais e muita população, no passado sábado o navio partiu-se em duas partes e foram libertadas toneladas de petróleo no oceano Índico. A bela ilha Maurícia corre sérios riscos de perder o seu estatuto de paraíso natural e de destino turístico de excelência.
O MV Wakashio foi construído em 2007, desloca 203.000 toneladas, tem 300 metros de comprimento e navegava da China para o Brasil, tendo encalhado a cerca de uma milha de terra, quando se esperava que estivesse a uma distância entre 10 e 20 milhas de terra. Nesta altura decorre uma investigação para perceber como foi possível, num tempo de tantas tecnologias de apoio à segurança da navegação, que este desastre tivesse acontecido. O jornal Finantial Times e outros publicaram nas suas edições de hoje a fotografia do MV Wakashio e do reef disaster.