sexta-feira, 7 de abril de 2023

Celebrações grandiosas da Semana Santa

Por toda a Espanha, mas também em algumas cidades portuguesas, as festividades e as procissões da Semana Santa atraem muitos milhares de crentes, mas também muitos turistas que apreciam a grandeza e os rituais das celebrações. A imprensa espanhola, sobretudo a que tem um carácter mais regional, dedica as suas primeiras páginas à Semana Santa, assim sucedendo com a edição de hoje do jornal El Norte de Castilla, que se publica na cidade de Segóvia.
A Semana Santa é uma tradição religiosa cristã que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo e que decorre desde o Domingo de Ramos até ao Domingo de Páscoa. Cada um dos dias da Semana Santa tem um significado e uma simbologia próprios no contexto bíblico e histórico da vida de Jesus Cristo, daí derivando práticas religiosas e culturais diferenciadas nas várias comunidades cristãs.
As celebrações juntam muitos milhares de fiéis e de turistas, sobretudo nas cidades espanholas e, especialmente na Andaluzia, constituindo também um cartaz turístico pois agregam o sagrado e o profano, sendo habitualmente consideradas como as mais populares, mais emotivas e maiores festas do ano nas comunidades em que se realizam.