domingo, 12 de setembro de 2021

Brasil: haja atenção ao golpismo do Jair

As lastimáveis e muito perigosas declarações de Jair Bolsonaro no dia 7 de Setembro, o Dia da Independência do Brasil, já o levaram a recuar e a afirmar que foi “o calor do momento”, mas existe a convicção de que se tratou apenas de uma medida táctica, ao dar um passo atrás para avançar dois passos logo que seja oportuno. O seu esquema golpista parece estar em desenvolvimento, sobretudo depois de verificar que a sua popularidade vem caindo até níveis muito baixos e que são mínimas as hipóteses de ser reeleito em 2022, até porque o seu nome está associado à tragédia da pandemia e a situação económica começa a ser crítica, com elevado desemprego e muita pobreza.
Há um mês, Bolsonaro utilizou carros blindados para ocupar a Esplanada dos Ministérios em Brasília, numa iniciativa de mau gosto destinada a assustar, a mostrar força e a pressionar os deputados para que aprovassem a legislação que lhe convinha. Foi um ensaio em que instrumentalizou as Forças Armadas para ameaçar a Democracia, quando o seu papel é exactamente o contrário: defender a Democracia.
Seguiu-se, bem ao estilo de Donald Trump, o incitamento à revolta popular, em que o Jair foi contrariado pela firmeza do STF e recuou, mas como escrevia um jornal brasileiro “a sociedade precisará de acções firmes para barrar o golpe em preparação por Bolsonaro”, que tem repetidamente procurado subverter e deslegitimar o processo eleitoral.
A mais recente edição da revista IstoÉ dá o alarme e escreve:
Basta! É a hora do impeachment. O País precisa de uma união histórica das forças políticas para garantir a democracia. O presidente queimou todas as chances de diálogo no Sete de Setembro e deixou claro que caminha rumo ao golpe.
Este é o retrato que vem sendo traçado pela imprensa brasileira e, de facto, parece que o Jair escolheu o caminho do “quanto pior melhor”. Ele saberá bem porquê.