sexta-feira, 10 de julho de 2020

EUA: a crise pandémica alastra


O número de pessoas infectadas pelo covid-19 nos Estados Unidos já ultrapassou os três milhões e a edição de hoje do jornal USA TODAY publica um elucidativo gráfico que mostra que demorou 98 dias para que houvesse um milhão de infectados, que passaram 44 dias até houvesse dois milhões de infectados e que os três milhões de infectados foram atingidos ao fim de apenas 26 dias. A sequência 98 - 44 - 26 fala por si e certamente que assusta o povo americano. Embora o persistente discurso presidencial de Donald Trump continue a afirmar que a situação está controlada, estes números mostram como a situação se está a agravar e a assumir proporções incontroláveis e cada vez mais preocupantes, sobretudo na Califórnia, no Texas e na Florida.
Os Estados Unidos já contabilizam mais de 135 mil óbitos resultantes da crise pandémica, o que representa cerca de 25% do total de óbitos já verificados em todo o mundo e, este facto, mostra a leviandade e a incompetência com que a presidência dos Estados Unidos tem tratado este problema. Donald Trump, tal como alguns outros líderes mundiais de que o mais caricato exemplo é Jair Bolsonaro, têm-se mostrado incapazes de gerir as dificuldades que a pandemia trouxe aos seus países e têm optado por comportamentos irresponsáveis e por maus exemplos.
Da capacidade científica dos Estados Unidos esperava-se uma vacina que aliviasse o mundo e fosse um sinal de esperança, mas o que nos chega do outro lado do Atlântico são os maus exemplos do seu presidente e um descontrolo sanitário que parece aprofundar-se.