terça-feira, 31 de outubro de 2023

Springboks e Lobos na festa do râguebi

A equipa da África do Sul, conhecida como os Springboks, ganhou a 10ª edição da Rugby World Cup e tornou-se a selecção com mais troféus nesta prova ao arrecadar pela 4ª vez o Webb Ellis Trophy, por ter batido na final a equipa da Nova Zelândia, conhecida como os All Blacks.
O mérito da vitória sul-africana é indiscutível, mas o triunfo foi difícil. Nos quartos de final venceram a França por 29-28, nas meias-finais bateram a Inglaterra por 16-15 e na final derrotaram a Nova Zelândia por 12-11, isto é, foram três vitórias tangenciais em jogos mata-mata e todas conseguidas no Stade de France, em Saint-Denis.
Nelson Mandela que faleceu em 2013, deve ter-se sentido muito orgulhoso no seu túmulo. Durante muitos anos o râguebi era tido na África do Sul como um desporto-símbolo do apartheid e a população negra tinha-o como um dos símbolos da opressão branca. Em 1995 a Rugby World Cup realizou-se na África do Sul e foi o então presidente Nelson Mandela que juntou todos os sul-africanos, negros e brancos, em torno do apoio à sua selecção que, nesse ano, ganhou o seu primeiro Mundial. O râguebi tornou-se desde então no novo símbolo da unidade nacional sul-africana e o jornal The Citizen, que se publica em Joanesburgo, destacou essa grande vitória desportiva.
Nesta recente Rugby World Cup a selecção portuguesa, que na gíria da modalidade é conhecida como os Lobos, esteve em destaque e pelos resultados obtidos, ficou posicionada no 13º lugar do ranking mundial do râguebi, que é o segundo desporto colectivo mais praticado no mundo, com quase sete milhões de jogadores registados em mais de 170 países.
Estão de parabéns os Springboks, mas também os nossos Lobos!