sábado, 3 de novembro de 2012

Argentina na mira dos abutres

Com o navio-escola Libertad retido judicialmente no Ghana há mais de um mês, o governo argentino poderá ser confrontado com uma nova situação do mesmo tipo, mas desta vez na África do Sul.
A corveta Espora – um navio de concepção alemã da classe MEKO 140, com 1790 toneladas de deslocamento e uma tripulação de 100 homens - participava num exercício naval conjunto com unidades do Brasil, Uruguai e África do Sul, quando teve uma avaria e se dirigiu ao porto de Capetown para receber assistência e fazer reparações.
Entretanto, com o objectivo de serem ressarcidos do dinheiro que emprestaram à República Argentina, os especuladores do Fundo NML têm desenvolvido uma verdadeira cruzada contra bens argentinos no estrangeiro e já conseguiram o arresto do Libertad no Ghana, para além de terem feito 28 tentativas de arresto de propriedades argentinas no estrangeiro, sobretudo embaixadas, segundo relatam os jornais argentinos. Agora o Fundo NML mobilizou uma equipa de juristas sul-africanos para também conseguir o arresto da corveta Espora e, neste momento, as autoridades sul-africanas já informaram as autoridades argentinas de que uma ordem judicial pode surgir a todo o momento. Até agora os navios militares estavam internacionalmente protegidos destas situações judiciais, mas parece que nem eles, apesar da potência dos seus mísseis e da sua avançada tecnologia, resistem à força dos especuladores internacionais!

Macau vence 9º título asiático no hóquei

A equipa de Macau triunfou no 16º campeonato asiático de hóquei em patins e, porque se tratou da sua nona vitória na competição, a última edição do jornal hojemacau destaca essa notícia em primeira página.
Num balanço que possa ser feito sobre a herança cultural deixada pelos portugueses nos seus antigos territórios asiáticos, designadamente em Goa e em Macau, não pode deixar de ser contabilizado o desporto. Se em Goa, o futebol é o desporto-rei e as equipas de Goa são as habituais campeãs da Índia, no caso de Macau destaca-se o hóquei em patins. A selecção macaense conseguiu a sua quinta vitória consecutiva no campeonato asiático da modalidade que se disputou na cidade chinesa de Hefei, com a participação das equipas de Macau, Austrália, Índia e Taiwan, tendo o Japão declinado participar devido à tensão política existente com a China, por causa das oito ilhas desabitadas a que os japoneses chamam Senkaku e os chineses Diaoyu.
A equipa de Macau triunfou sobre a Austrália (15-7 e 16-4), Taiwan (16-2) e Índia (6-3), adquirindo o direito de participar no Mundial B de hóquei em patins que se disputará brevemente no Uruguai. Porém, são escassas as hipóteses de Macau se classificar nos três primeiros lugares (que dão acesso ao Mundial A), pois terá que, entre outras, defrontar as formações da Holanda, África do Sul, Inglaterra e Uruguai.
De qualquer forma, o treinador Alberto Lisboa e o presidente da Associação de Patinagem de Macau, António Aguiar, estão de parabéns por sustentarem o melhor hóquei em patins da Ásia.