segunda-feira, 25 de junho de 2012

The Tall Ships Races Lisbon 2012


O porto e a cidade de Lisboa vão receber entre 19 e 22 de Julho, cerca de seis dezenas de Grandes Veleiros, nos quais se espera estejam embarcados aproximadamente cinco mil jovens tripulantes em representação de cerca de cinco dezenas de nacionalidades.
Trata-se da edição de 2012 da The Tall Ships Races, na qual os Grandes Veleiros internacionais chegarão a Lisboa vindos de Saint-Malô e, depois da sua escala no porto do rio Tejo, seguirão para Cadiz, La Coruña e Dublin.
As The Tall Ships Races são regatas promovidas anualmente pela Sail Training Internacional visando uma partilha de experiências de treino de mar através do embarque de jovens de todo o mundo e, no passado, essas regatas visitaram Lisboa em 1956, 1982, 1992, 1998 e 2006. Nesta sua sexta visita a Lisboa e durante os quatro dias de permanência, na área ribeirinha do porto de Lisboa, entre Santa Apolónia e a Praça do Comércio, o público terá a oportunidade de visitar esses Grandes Veleiros, assistir a concertos, espectáculos e outras iniciativas lúdicas. Porém, o ponto alto do evento será o desfile náutico no rio Tejo no final da manhã do dia 22 de Julho, no qual se espera que tomem parte a barca Sagres, os lugres CreoulaSanta Maria Manuela, a caravela Boa Esperança e muitos outros veleiros. Como se costuma dizer: a não perder!
Depois da recente passagem por Lisboa da Volvo Ocean Race, esta escala lisboeta da The Tall Ships Races, vem chamar-nos a atenção para a importância do porto de Lisboa como escala internacional dos grandes eventos náuticos e para a necessidade de melhor valorizarmos a vocação marítima de Portugal.