sábado, 24 de fevereiro de 2018

Os novos ventos que sopram na Catalunha

Diversos jornais espanhóis destacam hoje os resultados de uma sondagem realizada pelo Centro de Estudos de Opinião (CEO) da Generalitat da Catalunha que revela que, desde o passado mês de Outubro, o apoio à independência catalã desceu de 48,7% para 40,8%, isto é, caiu oito pontos, enquanto os que não apoiam a conversão da Catalunha num Estado independente subiram de 43,6% para 53,9%, isto é, aumentaram dez pontos.
Em Outubro, quando o ideal independentista encheu as ruas de Barcelona e de outras cidades catalãs, o apoio à independência situava-se no record histórico de 48,7%, mas com o fiasco da DUI (declaração unilateral de independência), com a aplicação do artigo 155º da Constituição espanhola, com a prisão de vários dirigentes soberanistas e a fuga de outros para o estrangeiro, com os resultados das eleições de 21 de Dezembro e com os sinais pouco animadores que a economia vai apresentando, os catalães parecem agora menos entusiasmados com a independência. Porém, apesar do maior partido da Catalunha ser o Ciudadanos, o independentismo tem a maioria absoluta no Parlamento catalão, ocupando 70 dos seus 135 lugares.
A sondagem do CEO, que é feita regularmente desde Maio de 2006, revela que 36,3% dos catalães querem uma comunidade autónoma como a que tem existido até agora, que 32,9% querem um Estado independente, que 19,4% querem um Estado dentro de uma Espanha federal e que 6,6% desejam que a Catalunha seja apenas uma região da Espanha. Portanto, algo está a mudar na Catalunha e Oriol Junqueras já é mais popular que Puigdemont.
O jornal La Razón escolheu o título “descalabro independentista” e o El País destacou que “modelo autonómico actual é o preferido”, enquanto o ABC escolheu para a sua capa uma imagem do muro independentista catalão a desfazer-se.