terça-feira, 30 de março de 2021

Está safo o Ever Given. O mundo respira!

Ao fim de seis dias, o gigantesco navio super-contentores Ever Given foi desencalhado e o trânsito no canal de Suez foi reaberto, devido à acção conjugada de rebocadores e de dragas e, naturalmente, com a indispensável ajuda das marés. 
O mundo, e em particular o comércio internacional, respiraram de alívio. Os prejuízos foram astronómicos para muita gente e era muito pesado o cenário que se desenhava, embora ainda estejam para vir as decisões dos tribunais quanto às indemnizações que vão ser requeridas por centenas de armadores e de exportadores por perdas e danos.
A imprensa mundial, como foi o caso do Financial Times, publicou fotografias do Ever Given desencalhado e já a navegar no canal em direcção ao Mediterrâneeo com a sua carga de cerca de vinte mil contentores. Algumas das fotografias publicadas na imprensa e as imagens televisivas que nos chegam do navio a atravessar o “deserto” são impressionantes, pois mostram como as suas dimensões são desproporcionadas relativamente às dimensões do canal. Até parece o Rossio a entrar na Rua da Betesga! 
As autoridades egípcias que ali têm a sua galinha dos ovos de ouro vão ter que equacionar estas situações que, como se viu nestes dias, lhe podem causar grandes problemas. Por agora está safo o Ever Given e o mundo respira.