segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Ano Novo e as iluminações do Burj Khalifa

Hoje é o primeiro dia do novo ano de 2024 e muitos jornais publicaram fotografias dos fogos-de-artifício que iluminaram algumas das grandes cidades mundiais. Era habitual que a entrada no novo ano fosse ilustrada na imprensa com a fotografia da Harbour Bridge, na cidade australiana de Sydney, mas nos anos mais recentes são as iluminações e os fogos-de-artifício do Burj Khalifa, o mais alto edifício do mundo, situado na cidade do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), que desperta mais interesse da imprensa internacional que acompanha as notícias relativas às passagens de ano.
O Burj Khalifa tem 829,8 metros de altura, 163 andares e é servido por 58 elevadores, alguns dos quais percorrem 504 metros. Foi projectado por Skidmore, Owings e Merrill (SOM), uma empresa de engenharia e arquitectura americana com sede em Chicago, tendo sido construído entre 2004 e 2010 pela empresa sul-coreana Samsung C&T.
As autoridades dos EAU utilizam o Burj Khalifa como factor de promoção da modernidade deste riquíssimo país, que é uma confederação de sete monarquias ou emirados, anunciando que suporta a maior exibição de fogo-de-artifício do mundo.
O jornal The National que se publica na cidade de Abu Dabi, a capital e segunda maior cidade dos EAU, destaca na sua edição de hoje uma fotografia das iluminações do Burj Khalifa, mas também salienta, com destaque de primeira página, a necessidade de “um novo esforço para uma trégua duradoura na guerra de Gaza”.